Oráculo Sibila

Oráculo da Sibila
Tarot sibila

Oráculo da Sibila

Na mitologia grega, a Sibila é uma sacerdotisa de Apolo – igual do que Pitia – que aporta uma adivinhação enigmática, simbólica, oferecendo assim longas interpretações. Graças à Sibila, o ser humano pode se comunicar com o divino, perceber alguns segredos e retransmiti-lo através de formas de trances, cantos e danças aos outros mortais.

A Sibila dos salões é um jogo de adivinhação muito utilizada na cartomancia no século XIX. A Sibila, também chamada “A Pitia” tem a reputação de uma grande adivinha na antiguidade. A Sibila dos solões da Senhora Lenormand, famosa cartomântica de Napoleão Bonaparte e da imperatriz Josefina. Este jogo de cartas se inspira na vida de todos os dias. As 53 lâminas foram desenhadas por J.J Grandville, um famoso caricaturista, em 1827. As predições falam dos acontecimentos da vida cotidiana do consultante, as cartas de adivinhação serão interpretadas do lado direito e ao inverso.


O Oráculo da Sibila: historia e definição

A Sibila simboliza por diferentes razoes a revelação em todos os sentidos, e naturalmente é motivo pelo qual encontramo-la relacionada com o numero 12 (como os signos do zodíaco, os apóstolos de Cristo) em algumas profecias, alguns oráculos.

O tarot de adivinhação através das cartas chamado Oráculo da Sibila é um jogo de adivinhação muito utilizado na cartomancia desde o século XIX na Franca. É a mesma vidente de Napoleão Bonaparte que introduz este jogo nos salões mundanos.

O jogo de cartas se inspira das cenas cotidianas da vida e está composto por 52 cartas (+1 suplementaria, a famosa Sibila que representa o consultante ou bem seja a pergunta mesma), baixo o formato 6x11, chamadas “lâminas”. As cartas podem se ler e interpretar nos dois sentidos, do direito ao invés.

No oráculo da Sibila encontramos as 8 principais Sibilas, assim como as Sibilas chamadas ocidentais (Cumas, Eritreia, Egito, etc. ) e as Sibilas do Oriente (pérsica, délfica, líbica e Caldeia).

Arriba à esquerda de cada carta está representada a energia da carta. Os corações representam o elemento do fogo (plano físico e sensorial), os Quadrados representam o elemento da Terra (plano material e concreto, possessões), as Picas representam o Ar (plano mental e intelectual, as reflexões). Segundo o lugar da carta e sua posição no mento da tiragem, a interpretação será diferente.